top of page
094MEZZE PHnicole sanchez NIMAGENS0022.j

o que nos move

A Associação Pão a Pão é uma ONGD que promove a integração de pessoas refugiadas e imigrantes através da capacitação, formação e empregabilidade. Valorizamos o seu saber, experiência e cultura e é com isso que construímos os processos de inclusão. Ao mesmo tempo, estamos a criar comunidades mais ricas e com maior diversidade.

 

Muito do que fazemos, acontece à mesa. Sentamo-nos à mesa para celebrar um acontecimento especial. Sentamo-nos à mesa quando temos uma boa notícia para dar. Sentamo-nos à mesa para conhecer melhor alguém. A mesa é um espaço de encontro e de aproximação. Por isso, fazemos da cozinha um veículo para a inclusão e para a troca de experiências, de saberes e de culturas.

Primeiro foi o Mezze, o restaurante de comida árabe (aberto em Setembro de 2017), onde se dá formação e emprego a refugiados do Médio Oriente e que foi um projecto absolutamente pioneiro em Portugal. Aproveitamos as competências que muitas mulheres e jovens trazem consigo e damos-lhes as ferramentas para que o seu trabalho — e a sua identidade — sejam valorizados. O Mezze foi eleito em Outubro de 2018 Figura do Ano na Gastronomia, pelo Congresso Nacional de Cozinheiros, devido ao “forte contributo social prestado à gastronomia portuguesa”.

Com o Mezze, a Pão a Pão venceu ainda o prémio de empreendedorismo social da Fundação PSA - Peugeot Citroen (França) e também o Julia Taft Grant (atribuído pelo Departamento de Estado dos EUA). 

Em Fevereiro de 2020 criámos o Mão-Cheia, um projecto que promove um envelhecimento activo e saudável, de portugueses e migrantes. Damos a voz e o fogão aos mais velhos, que ainda têm muito para dar, para que possam partilhar a sua experiência com a comunidade e transmitir o seu saber-fazer aos mais novos. (O projecto foi interrompido em Agosto de 2020, na sequência da Covid-19.)

 

Em Janeiro de 2022 teve início o primeiro curso do Mezze Escola: um programa de formação para refugiados e imigrantes na área da restauração, em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo de Lisboa (um projecto apoiado pelo programa Cidadãos Activ@s da Fundação Calouste Gulbenkian).

 

A Pão a Pão promove ainda workshops e debates, porque é preciso conhecermos novas ideias para desfazer velhos preconceitos. Queremos contribuir para uma sociedade mais aberta, tolerante e sem desconfiança de quem vem de outro lugar. Porque sabemos que não há “eles” nem “nós”, apenas “todos nós”.

parceiros

Foram precisos vários tijolos para fazer a PAP crescer. Grão a grão, pão a pão, com a ajuda de fiéis parceiros, conseguimos erguer o Mezze e o Mão-Cheia e transformar o panorama da intervenção social. Sozinhos, não teríamos percorrido este caminho.

 

Junte-se a nós, porque há sempre muito por fazer. Envie-nos um email para paoapao@mezze.pt

bottom of page